Natura

floresta-mata-atlantica


Gosto do vento agitado que vai e vem de repente.
anarquizando como criança o que vê à sua frente.
Gosto do passeio tranquilo e sem nenhum compromisso
de caminhos limitados por flores de cores vivas
Caminhos de chão batido e muitos voos de passarinhos.
Gosto das minhas manhãs amainadas pelo verde da mata
do vento agitando as copas das árvores agigantadas
E balançando sem piedade as plantas rasteiras,
ipês amarelos, samambaias e avencas
A embaúba se enverga toda  levando junto  as bromélias
Outras inquilinas se agitam no tronco do jequitibá vermelho.
Gosto do farfalhar discreto que chega aos meus ouvidos
como se fosse contar-me um grande segredo.

Paulo Francisco

9 comentários:

MARILENE disse...

Um apurado gosto, poeticamente descrito. Ricas imagens e sons nos trouxeram suas palavras. Bjs.

Ivone disse...

Ah, que encanto de texto/poema, nossa, como eu gostaria de viver em um lugar assim, meu filho foi morar com a família em Manaus, já fui lá três vezes nesses dois anos que ele se mudou,tantas belezas in "natura" por lá!
Ele poderá voltar quando quiser, pois a empresa que ele trabalha lhe dá o poder de escolha, mas ele nem quer pensar nisso, acho que Sampa é só para vir rever amigos e família,rsrs!
Amo ler seus escritos, nossa, acho que leria um livro escrito por você!
Abraços amigo sempre querido!

Vera Lúcia disse...


Olá Paulo,

Também gosto e pude acompanhar o cenário descrito em sua linda prosa poética. Um cenário, de fato inspirador. Aliás, em muito dos seus escritos você deixa transparecer o seu encanto pela natureza. Coisa de gente pra lá de sensível.

Belos dias.

Beijo.

Tina Bau Couto disse...

Também gosto!
E adorei seu narrar e poetizar.

Cores e bem-quereres em seus dias \o/

Branca disse...

Gostei muito do seu poema.
Eu também gosto!
Beijos.

Branca disse...

Obrigada pelo carinho,em seguir meu blog.
Beijos.

Gracita disse...

E gosto particularmente desse seu gosto apurado pelas riquezas da natureza numa exímia escrita poética. ]
Um excelente final de semana
Beijos e sorrisos

Dorli Ramos disse...

Oi Paulo,
Gosta da natureza sem fi, mas tem coisas que não gosta mais.kkk
Beijos
minicontista

Zilani Célia disse...

OI PAULO!
LINDA INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/